Cuidar bem do local em que vivemos é sempre um desafio, não é mesmo? É preciso economizar dinheiro, mas sem deixar que a decoração fique ultrapassada, a pintura descasque ou que os ambientes não estejam em perfeitas condições de uso.

Um problema muito recorrente é o entupimento das pias, por exemplo, principalmente a da cozinha. Invariavelmente, a gente acaba se deparando com esse tipo de situação, por mais que sejamos cuidadosos no preparo dos alimentos e na eliminação dos restos de comida, que podem acabar acumulados no sifão.

Pensando nisso, fizemos este post com as melhores dicas de como desentupir a pia de cozinha do apartamento. Ficou interessado? Então, continue sua leitura e veja quais soluções podemos propor para esse problema tão comum!

1. Comece com um bom desentupidor de pia

Antes de pensar em soluções mirabolantes ou investir em produtos diferentes, ao se deparar com um entupimento novo você pode começar com o bom e velho desentupidor de pia. Os modelos podem variar um pouco, mas o princípio não mudou muito desde a época dos nossos avós: a pressão move o ar da cavidade, permitindo a desobstrução para a passagem de água.

O processo é simples e não tem muito mistério, basta pressionar no ralo e repetir até que o fluxo volte a ficar normal. No entanto, quem tem encanamentos muito antigos ou potencialmente frágeis, deve maneirar na força, para não causar danos desnecessários ou até mesmo vazamentos nas juntas das tubulações.

2. Use água quente para dissolver a gordura

Outra das melhores dicas de como desentupir pia de cozinha no apartamento consiste no uso de água quente para dissolver a gordura, que pode estar entupindo os canos e o sifão. É muito comum que isso aconteça, pois boa parte dos nossos pratos e receitas, notadamente aquelas que contêm proteínas animais, deixam resíduos gordurosos no final.

O procedimento não é dos mais complexos, mas você deve seguir alguns passos essenciais, como secar a pia e cobrir o ralo entupido com bastante sabão em pó ou detergente líquido. Feito isso, despeje cerca de cinco litros de água fervente, deixando agir por alguns minutos. Caso o problema permaneça, é hora de tentar outro caminho.

3. Tente combinar vinagre e bicarbonato de sódio

Muitas donas de casa ou até mesmo encanadores profissionais sabem que uma combinação estratégica entre vinagre e bicarbonato de sódio consegue resolver grande parte dos entupimentos de pia no seu apartamento. Isso ocorre porque seus componentes têm ação efetiva contra a gordura e outros resíduos que podem estar causando o problema.

Um ponto importante está relacionado com as medidas, pois o recomendável é jogar o bicarbonato de sódio em boa quantidade e, depois disso, usar pelo menos o dobro de vinagre. Na prática, uma boa opção é utilizar 4 colheres do primeiro e 8 do segundo. Em seguida, sele o ralo com um pano por meia hora e termine com água quente para remover qualquer restinho.

4. Utilize soda cáustica para casos extremos

Boa parte das pessoas sabe que a soda cáustica pode ser usada em casos extremos de entupimentos de pias de cozinha de apartamento, mas que o seu manejo demanda um pouco mais de cuidados. Portanto, se nenhuma das dicas anteriores funcionou, você pode considerar essa alternativa, pois é um produto mais corrosivo e, com isso, eficiente.

Por outro lado, o uso inadequado pode gerar queimaduras na pele e gerar danos em tubulações mais sensíveis, como os de plástico. Portanto, use luvas e leia atentamente as instruções da embalagem da marca de sua preferência. O lado bom é que a soda cáustica pode destruir até pedaços de plástico ou restos de comida.

5. Considere chamar por ajuda profissional

Nem a soda cáustica resolveu? Então, chegou a hora de economizar energia e gastar um pouco mais de dinheiro, chamando por ajuda profissional. Eles podem usar recursos mais agressivos, seja por meio de produtos químicos ou materiais específicos, mas com a garantia de que não ocorrerão danos ao encanamento ou, pelo menos, que eles serão reparados.

Entre as estratégias mais comuns, está o uso de arames em forma de gancho, que removem eventuais resíduos sólidos da tubulação. Outra opção é a fita desentupidora, que conta com uma ponta de metal flexível. Também há a possibilidade de uso de jato de água de alta pressão e uma máquina profissional que gira um cabo dentro do cano.

6. Não se esqueça de fazer a limpeza do sifão

Você tem limpado o sifão da pia? Muitas pessoas acham que esse procedimento é um pouco nojento e nunca fizeram isso, mas o fato é que tal tipo de limpeza ajuda a retirar alimentos e objetos que tenham descido pelo ralo. Dependendo do caso, isso pode ser feito até mesmo antes de outros procedimentos, como o uso da soda cáustica.

Se você sequer sabe o que é essa peça, trata-se daquela pequena junção que conecta o lavatório com o resto da tubulação do imóvel. Caso perceba que ele já está muito velho, com reentrâncias, amassados ou falhas nas quais os resíduos podem acumular, vale a pena gastar um pouco mais de dinheiro e comprar um novo.

7. Evite que a pia fique entupida de novo

Você seguiu algumas das dicas acima e conseguiu resolver o problema? Então, precisa evitar que a pia fique entupida de novo. Para isso, tome atitudes simples. Uma delas é deixar um desentupidor sempre à mão, separado no armário da cozinha ou na área de serviço, para que seja usado ao primeiro sinal de entupimento.

Depois, é preciso de atenção quanto ao que você deixa cair pelo ralo. Alimentos gordurosos, borras de café, ossos, cascas, arroz e outros resíduos de comida são os principais causadores de fluxo lento. Se eles se solidificarem, você terá sérias dores de cabeça. Armazene óleo em garrafas pet e descarte sempre em local adequado.

Agora você já sabe como desentupir pia de cozinha. No entanto, vale a pena evitar que isso aconteça, ficando sempre ligado naquilo que está descendo pelo ralo!

Gostou de aprender essas dicas de como desentupir pia de cozinha no apartamento? Então, que tal conferir nosso post que mostra como organizar uma cozinha de apartamento pequeno? Confira mais dicas também no nosso instagram.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.